Blog

Dicas e novidades do universo da radiocomunicação.

Motivados pelo desafio e apaixonados por nosso ramo de atuação, selecionamos os melhores conteúdos de nossa área, aproveite e boa leitura!

Todo rádio precisa de licenciamento na Anatel?

Todo rádio precisa de licenciamento na Anatel

Para utilizar um radiocomunicador profissional no Serviço Limitado Privado – SLP é necessário obter uma licença junto à Anatel. Alguns modelos de rádios são livres de licenciamento, entretanto são modelos restritos em amplitude de cobertura, robustez e em recursos, indicados apenas para uso lazer.

Os rádios de uso profissional, fabricados para oferecer durabilidade, recursos de segurança, funcionalidades e proporcionar amplitude de cobertura, precisam ser licenciados, ou seja, obter uma frequência exclusiva de uso comercial. Esta licença concedida pela Anatel leva em consideração o modo de uso: duplex, quando se utiliza uma repetidora para aumentar a cobertura, ou em modo simplex, que seria o modo direto rádio para rádio.

Tipos de licenciamentos

Existem vários tipos de licenciamento, sendo para serviços de radioamadorismo, serviços marítimos e, o mais comum, o limitado privado, utilizado pela segurança pública e pelas indústrias e empresas de segurança em geral.

Para obter esta licença a Anatel exige que o projeto seja realizado por um profissional que esteja habilitado no artigo 9 da resolução 218/73 do CONFEA. Engenheiros eletricistas e engenheiros de telecomunicações possuem esta atribuição e podem executar este serviço.

Atualização

A Anatel atualizou recentemente o seu sistema para obtenção de licenciamento. Esse novo sistema, chamado Mosaico, tem por objetivo agilizar o processo de licenciamento. No entanto, muitas empresas ainda encontram dificuldades em solicitar as licenças, seja por não compreender o processo ou por não encontrar o profissional autorizado para requerer a licença.

A DRJ Radiocomunicação, com mais de 30 anos de expertise, pode auxiliar os clientes nestas solicitações através do nosso departamento de engenharia, onde oferecemos auxílio ao cliente do início ao fim do processo.

Precisa de ajuda ou quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a DRJ e tire todas as suas dúvidas sobre licenciamento da Anatel.

icone de selo de qualidade

Experiência em desenvolver, implantar e manter sistemas de radiocomunicação profissionais.

Equipamentos em radiocomunicação, com tecnologia e qualidade

Soluções em radiocomunicação para diversos segmentos, mantendo a sua empresa conectada ao melhor da tecnologia e transmissão de dados.