Blog

Dicas e novidades do universo da radiocomunicação.

Motivados pelo desafio e apaixonados por nosso ramo de atuação, selecionamos os melhores conteúdos de nossa área, aproveite e boa leitura!

Segurança de trabalho com radiocomunicação

Segurança de trabalho com Radiocomunicação

Quando os acidentes acontecem, o custo de uma falha ou da falta de comunicação, pode ser um grave acidente ou até mesmo a morte de uma pessoa. Por isso, nós da DRJ Radiocomunicação acreditamos que o rádio é um excelente aliado à sua empresa para aumentar a produtividade e ainda garantir a segurança do seu patrimônio mais valioso: a vida dos seus colaboradores. Neste artigo queremos apresentar a você algumas dicas e soluções de como o rádio pode ajudar a prevenir acidentes e salvar vidas.

Mantenha o rádio sempre por perto

Acidentes podem ocorrer a qualquer hora. Pior ainda se acontecer com um colaborador sem rádio. Por isso, tenha sempre rádios reservas, evitando que colaboradores fiquem sem comunicação.

Da mesma maneira, planeje bem a hora de fazer as manutenções e atualizações dos seus rádios, de forma que ninguém fique sem comunicação. Opte por aparelhos com tecnologia que permita fazer as atualizações por Wi-fi, sem a necessidade de tirá-los de operação. Assim, você evita que o colaborador fique incomunicável por muito tempo.

Escolha bem o seu prestador de serviços na hora de fazer a manutenção e reposição de peças. Dê a preferência por empresas certificadas e com muitos anos de experiência, como a DRJ Radiocomunicação. Uma manutenção rápida e eficaz pode evitar muitos problemas causados pela ausência de comunicação.

Recuros que salva vidas

A linha MOTOTRBO da Motorola é equipada com várias ferramentas que garantem a segurança no trabalho, incluindo a aplicação de Man Down e Lone Worker. Veja a seguir como elas funcionam.

Man Down

A aplicação Man Down monitora o trabalhador, detectando a falta de movimento ou a inclinação horizontal do rádio. Dessa forma, quando um trabalhador sofre um acidente, ou para de se movimentar, um sinal é emitido pelo rádio para que outros trabalhadores próximos possam prestar atenção. Caso o trabalhador esteja bem, ele pode desativar o sinal enviando um toque PTT ou simplesmente colocando-o na posição vertical novamente. Porém, se após 60 segundos o trabalhador não responder ao primeiro sinal, um alerta é enviado ao supervisor avisando que algo está errado.

Lone Worker

Diferente do Man Down, a função Lone Worker da Motorola MOTOTRBO é acionada pela inatividade do trabalhador. Se o operador não interagir com o rádio em um período pré-definido, digamos 10 minutos, um sinal será disparado. Assim o operador sabe que é hora de zerar o contador usando o rádio de alguma forma: ou pressionando o PTT ou ajustando o volume. Caso o operador não interaja com o rádio, uma chamada de emergência será iniciada. Esta função é excelente para garantir a segurança do trabalhador que esteja trabalhando só.

GPS

Saber a localização de um operador na hora que os acidentes acontecem é de extrema importância para salvar vidas. Para isso os rádios MOTOTRBO são equipados com GPS para localizar frotas e colaboradores em campo. Em locais fechados é possível trabalhar com iBeacons que facilitam a localização enviando as coordenadas do operador.

Treine para evitar acidentes

Treine os seus operadores para usar o rádio. Especialmente os novos usuários. Foque em ensinar “o que é radiocomunicação, como funciona e como usar o rádio”. Saber as boas práticas de uso de um rádio garantem comunicações ágeis, claras e confiáveis. Além disso, um bom treinamento ensina como conservar o seu aparelho, evitando excessivas manutenções.

E por falar em boas práticas, confira um artigo com dicas de boas práticas para quem irá utilizar radiocomunicação.

icone de selo de qualidade

Experiência em desenvolver, implantar e manter sistemas de radiocomunicação profissionais.

Equipamentos em radiocomunicação, com tecnologia e qualidade

Soluções em radiocomunicação para diversos segmentos, mantendo a sua empresa conectada ao melhor da tecnologia e transmissão de dados.