Boas Práticas na Radiocomunicação
Boas Práticas na Radiocomunicação

Boas Práticas na Radiocomunicação

Conheça as boas práticas para tornar as suas comunicações via rádio ainda mais eficazes.

Cada meio de comunicação possui objetivos e características próprias. Com o rádio comunicador não poderia ser diferente. Por ser muito utilizado em operações críticas e gestão de equipes, a radiocomunicação exige que seu operador siga algumas boas práticas para que toda a operação se torne ainda mais eficiente. Listamos a seguir algumas recomendações de como usar o rádio e garantir o sucesso da sua comunicação.

  1. Certifique-se sempre de que a estação está sintonizada no canal correto.
  2. Durante a transmissão, mantenha o microfone a uma distância aproximada entre 05 e 10 centímetros.
  3. As transmissões devem ser breves, ocupando a frequência ou canal o mínimo possível. Evite o desperdício de tempo na transmissão de mensagens desnecessárias e muito longas.
  4. Antes de transmitir uma mensagem, escute por um tempo para se certificar que a frequência ou canal está livre e desocupado.
  5. Envie suas mensagens de forma clara e pausadamente.
  6. Não utilize o rádio para transmitir mensagens de caráter particular como brincadeiras ou assuntos que não sejam os de trabalho. Mantenha sempre o profissionalismo.
  7. Responda prontamente a todo chamado que demande resposta imediata.
  8. Especialmente em operações de missão crítica, é importante manter a rede livre para os casos de emergências ou solicitações de apoio.

 

Boas Práticas na Radiocomunicação

 

CÓDIGO “Q”

Uma das características da comunicação via rádio são as mensagens sempre diretas ao ponto. Nada de enrolação. Um exemplo desse dinamismo é o Código “Q”, inventado para dar mais rapidez e compreensão às comunicações por rádio. Trate-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra “Q”. Veja alguns códigos mais utilizados:

QAP – Na escuta, escutar
QAR – Abandonar a escuta
QTA – Cancele a última mensagem
QRA – Nome do operador
QTC – Mensagem
QRM – Interferência
QTH – Local, endereço
QRT – Parar de transmitir
QRU – Novidade, problema
QRV – Estou à disposição
QTO – Sanitário
QTR – Hora certa
QTU – Horário de funcionamento
QTY – Estou a caminho
QUA – Notícia
QUB – Informar visibilidade
QSL – Entendido
TKS – Obrigado, grato
QSM – Repita a mensagem
NIHIL (NIL) – Nada, nenhum
QSO – Contato Pessoal
Obs: O mesmo grupo de letras pode ter sentido negativo quando seguido da letra “N”.

 

Alfabeto e Numeral Fonéticos

Outra grande solução para simplificar e dar maior fluidez nas comunicações via rádio, é o Alfabeto Fonético. Criado para dar maior precisão em certos tipos de comunicação, como em casos de transmissão de letras e de nomes pouco comuns. O Alfabeto também é muito útil para comunicação em outros idiomas. Veja os exemplos:

A – Alpha
B – Bravo
C – Charlie
D – Delta
E – Echo (eco)
F – Foxtrot
G – Golf
H – Hotel
I – Índia
J – Juliet
K – Kilo
L – Lima
M – Mike (maique)
N – November
O – Oscar
P – Papa
Q – Quebec
R – Romeu
S – Sierra
T – Tango
U – Uniform
V – Victor
W – Whiskey
X – Xingu ou X-Ray
Y – Yankee
Z – Zulu
0 – Negativo, nulo.
1 – Primeiro, Primo, uno.
2 – Segundo.
3 – Terceiro.
4 – Quarto.
5 – Quinto.
6 – Sexto, meia, meia dúzia.
7 – Sétimo.
8 – Oitavo.
9 – Nono.